Aviões, "space shuttle", comboios e… bandeiras gigantes: já tudo foi puxado!
A Porsche conseguiu impressionar-nos ao estabelecer um novo máximo mundial (mais precisamente… dois!), ao rebocar o gigantesco Airbus A380 só com um Cayenne, primeiro com o S Diesel, depois com o Turbo S. Ao longo de 42 metros conseguiu que o seu grande SUV, que mais parecia uma… miniatura ao pé da enormidade do maior avião de passageiros do Mundo, movesse as 285 toneladas do A380 da Air France, no aeroporto de Charles de Gaulle, nos arredores de Paris.
Esta resenha de feitos incríveis inicia-se em finais de 2006, estava a VW a lançar o poderoso motor V10 TDI no seu SUV grande Touareg, quando decidiu exibir os 313 cv e 750 Nm do seu super Diesel. Pelos cálculos da marca alemã, o Touareg conseguiria puxar até 200 toneladas e chegou a fazer um teste bem-sucedido com um Boeing 747-400 de 190 toneladas. Contudo, para a realização da proeza, só conseguiu arranjar um Boeing 747-200 de "apenas" 155 toneladas.
Ainda no capítulos dos aviões, bastantes anos mais tarde, em 2013, foi a vez da Nissan bater o recorde da VW, nos Emirados Árabes Unidos, no aeroporto de Sharjah. Aí, um Patrol V8 5.6 (400 cv, 560 Nm) enfrentou um desafio mais… pesado, ao ser atrelado a um avião de carga russo, um Ilyushin Il-76. Ao todo eram 170,9 toneladas, mas o Nissan Patrol lá o conseguiu levar ao longo de 50 metros.
A solução foi colocar o Endeavor num mega reboque e uma Toyota Tundra CrewMax 4x4 a puxar o conjunto que pesava, no total, 150 toneladas. Com um motor V8 5.7 de 381 cv, a preciosa carga lá chegou ao local de exposição mas, desta vez, fez-se justiça a quem tanto contribuiu para a viagem: também aquela Toyota Tundra está em exposição no California Science Center!
Desta vez, o local da proeza foi no norte da Suíça, na região do Reno, e foi composta por uma viagem de 10 km, em que o Discovery Sport, com um pequeno motor da família Ingenium 2.0 de 180 cv e 430 Nm, puxou três carruagens, equivalentes a 60 vezes o seu peso, ou seja, cem toneladas! Além de umas rodas adaptadas aos carris, na frente, todo o carro estava rigorosamente de série.
Mas a Ford não se quis ficar atrás nestas coisas do patrioteirismo e, poucos meses depois, aparecia com uma gigantesca "pick-up" F-450 Super Duty na grande oval de Homestead-Miami Speedway. Ali conseguiu bater o recorde da "Chevy", fazendo esvoaçar ao longo da pista uma bandeira norte-americana com 13,8 por 28 metros. "Huge!!", comentaria o actual inquilino da Casa Branca…